Pular para o conteúdo principal

O Dilema do Carregamento

Dados do Mês de Agosto



Foi divulgada pela prefeitura, os dados do mês de agosto, em PDF do carregamento de passageiros de todas as linhas de ônibus regulares no município do Rio. Sempre são dados duvidosos, em que nós busólogos já sabemos que não é tão preciso assim esses números. Há muito sigilo por parte das empresas e da Rio Ônibus sobre como são feitos esses levantamentos, valendo também ressaltar que a coisa mais normal do mundo é linha rodar com validador mostrando outra linha que é da mesma empresa.


Um clássico exemplo disso é aquele carro puxado pra tapar um buraco em outra linha, caso que ocorre muito na Auto Viação Jabour, em que carros da 884 são puxados para a 867 e no validador continua como 884. Isso é só um exemplo de um caso que não acontece só na Jabour, como acontece em várias empresas pelo município que faz esse improviso.


Isso de certa forma acaba atrapalhando, como eu mesmo perdi outra passagem no meu bilhete único. Fui voltar do trabalho de 363 e faria a baldeação em Cascadura pra pegar o 678 pra minha casa. Nisso vem um Vip 4 fixo da linha 363, rodando na 678 tapando buraco, como vira e mexe acontece e quando embarco nele o que estava no validador? Sim, isso mesmo, estava como 363. Para quem é leigo no assunto, com o bilhete único você tem direito a duas gratuidades diárias, através das baldeações. Mas que não vale se você usar duas vezes a mesma linha. Se você usou por exemplo um 363 e mesmo com intervalo curto usar outro 363, o bilhete único vai descontar outra passagem. Preste atenção no validador se caso você for usar outra linha de uma mesma empresa que você usou antes.



Mas mesmo com consciência de que esses números da prefeitura não são precisos, como falei há muito sigilo sobre como são feitos esses levantamentos, então com certeza têm outras coisas por trás disso. Mas enfim, confira a lista das 30 linhas que mais transportaram passageiros em geral, no Rio de Janeiro no mês de agosto:

1°| 864 - Bangu x Campo Grande / 1.053.233

2°| 371 - Praça Tiradentes x Praça Seca (BRS 5) / 968.134

3°| 397 - Candelária x Campo Grande (BRS 5) / 872.237

4°| 565 - Gávea x Tanque / 851.913

5°| Troncal 1 - Central x General Osório (BRS 1) / 821.919

6°| 606 - Rodoviária x Engenho de Dentro (BRS 6) / 808.598

7°| 607 - Rio Comprido x Cascadura (BRS 6) / 803.576

8°| 803 - Taquara x Senador Camará / 803.502

9°| 908 - Bonsucesso x Guadalupe / 798.724

10°| 917 - Bonsucesso x Realengo / 797.324

11°| 232 - Castelo x Lins (BRS 4) / 789.298

12°| 639 - Saens Pena x Jardim América (BRS 6) / 776.153

13°| 624 - Praça da Bandeira x Mariópolis / 750.461

14°| 878 - Barra da Tijuca x Tanque / 732.873

15°| 415 - Leblon x Usina (BRS 2) / 728.323

16°| 309 - Central x Alvorada (BRS 3) / 724.512

17°| 774 - Madureira x Jardim América / 687.875

18°| 629 - Saens Pena x Irajá / 662.818

19°| 457 - Copacabana x Abolição (BRS 3) / 662.356

20°| 650 - Engenho Novo x Marechal Hermes / 658.268

21°| 247 - Passeio x Camarista Méier (BRS 4) / 656.502

22°| 918 - Irajá x Bangu / 632.388

23°| 383 - Praça da República x Realengo (BRS 5) / 612.094

24°| 409 - Horto x Saens Pena (BRS 2) / 607.904

25°| 298 - Castelo x Acari (BRS 4) / 598.485

26°| 422 - Cosme Velho x Grajaú (BRS 2) / 588.059

27°| 265 - Castelo x Marechal Hermes (BRS 4) / 578.652

28°| 790 - Cascadura x Campo Grande / 578.022

29°| 483 - Siqueira Campos x Penha (BRS 3) / 574.713

30°| 804 - Campo Grande x Largo do Arão (Nova Sepetiba) / 566.901


Essa portanto, a lista das 30 linhas que mais transportaram passageiros no mês de agosto, segundo a Rio Ônibus. Fica a dica sobre prestar mais atenção nos validadores, pra não ser lesado no bilhete único. Essa lista reabre o debate, sobre o que será que tem por trás desses cálculos? Que tipo de ônibus e chassis ficam mais assesíveis a determinadas linhas? Qual deve ser o padrão dos intervalos e quantidade de carros que devem operar uma linha? É um assunto muito complexo e que rende bastante. Deixem suas opiniões, ideias e sugestões, seja você passageiro, rodoviário ou busólogo, todos têm que ficar mais próximos. Quem quiser o PDF completo, só sinalizar. Abraços.
             
                          Adm Diego Souza


Comentários

Postagens Anteriores...

Viação Rubanil

Fala Adm Estamos chegando a nossa 4° matéria do nosso blog e esta é a segunda da série "Fala Adm". Série na qual estou publicando minhas opiniões particulares em relação a todas as empresas do Rio. Semana passada comecei com a Braso Lisboa, hoje é a vez da Vi ação Rubanil.  Parece que não, mas os mais antigos sabem e eu que não sou tão antigo assim também sei que a Rubanil já foi uma das melhores empresas do Rio de Janeiro. Grupo que cresceu de maneira muito rápida e inteligente, como pude perceber quando eu estava escrevendo sobre a história da Rubanil lá na página durante a Primeira Temporada da nossa série "Histórias dos Nossos Ônibus".  Infelizmente devido a má administração, o Grupo Rubanil encontra-se uma lástima atualmente. É lamentável, independente da empresa que seja é sempre ruim ver uma empresa falir pois perdemos opções e acabam promovendo monopólios. Não sei se a Rubanil vai se reerguer, eu acho que o governo e os consórcios deveriam ajudar e...

HISTÓRIAS DOS NOSSOS ÔNIBUS

2° TEMPORADA / VIAÇÃO NOSSA SENHORA DA PENHA A Viação Nossa Senhora da Penha foi fundada em 1966 por Jacob Barata, como iniciativa de ampliar territórios no seu grupo de empresas, por meio de uma nova. A empresa tem sede na Avenida Getúlio de Moura na altura de Presidente Juscelino, no município de Mesquita, quase na divisa com Nova Iguaçu. A empresa possui alguns sócios ligados a Auto Viação Jabour, por isso a pintura igual das duas empresas (antes da padronização a Jabour possuia a pintura igual a da NS da Penha). A empresa ganhou força se destacando com linhas que partem do Centro de Nova Iguaçu, para bairros da Zona Norte e Zona Oeste do Rio, além de cruzar os municípios de Mesquita e Nilópolis.                    Como vimos na temporada passada, na história das municipais, vimos que a linha 737 (Deodoro x Belford Roxo) chegou a ser operada pela Expresso Pégaso. Essa linha acabou sendo passada para a Nossa Senhora da P...

HISTÓRIAS DOS NOSSOS ÔNIBUS

2°Temporada - AUTO LOTAÇÃO INGÁ A Auto Lotação Ingá é uma empresa de ônibus situada na Alameda São Boa Ventura, no bairro do Fonseca em Niterói. Segundo o antigo jornal "O Fluminense", sua origem se deu em 7 de dezembro de 1957, com a inauguração de um serviço lotações destinados a fazer um ramal do Centro de Niterói ao bairro do Fonseca, passando pelo Ingá e Praia de Icaraí, seguindo depois pela Alameda e Rua 22 de Novembro, sendo fundada no início do ano seguinte. Com o passar dos anos, a Ingá absorveu linhas das empresas nas quais atuavam na região do Fonseca, como a antiga Auto Viação Fluminense e a absolvição da linha 31 (Beltrão x Ponta de Areia) da antiga empresa Rápido Vital Brazil. Após a construção da Ponte Rio-Niterói, a empresa criou 3 linhas intermunicipais com destino a capital: A 725D (São Cristóvão x Fonseca), a 731D e 730D(ambas Castelo x Charitas). A 725D, com o passar do tempo foi estendida, porém no letreiro continua como São Cristóvão, sendo ...