Fechamento sim, falência não!
Nos últimos dias, o assunto mais falado entre, busólogos, passageiros e rodoviários é o possível fechamento da Viação Verdun. Alguns distorcem, achando que é falência devido a crise, mas não é o caso, ainda mais quando se trata de uma empresa que pertence ao maior grupo de empresas do Rio e um dos maiores do Brasil, que é o Grupo Guanabara.
Há uma longa história na qual, Jacob Barata deixou as ações de algumas de suas empresas com seu filho Davi Barata, tais como a Auto Viação Tijuca, Viação Nossa Senhora das Graças, a Transportes Urbanos e a Viação Verdun, sendo a Verdun a mais antiga empresa entre estas citadas. Na nossa série "Histórias dos Nossos Ônibus", que foi feita nos meses de junho e julho na página, vimos que a Verdun é uma empresa que se originou em 1962, através da antiga linha 215 (Largo de São Francisco x Largo do Verdun), que posteriormente essa linha se transformaria na atual 217 (Carioca x Andaraí) que atualmente está com a Graças. A empresa foi fundada pelo Jacob Barata, conhecido como "rei do ônibus", e como era esperado a empresa cresceu bastante, absorvendo várias linhas. Com isso em 1997, para poder dividí-las, a Verdun fez a cisão onde originou a Antiga Viação Saens Pena (atual Graças) e a Transurb.
É uma história de muita tradição, porém nem tudo foram flores nessa história. A Verdun tem mais de 1300 processos abertos na justiça, além de várias reclamações por serviços mal prestados nas linhas 238 e 239. Visando não levar um prejuízo muito maior, Davi Barata com um projeto também a longo prazo de reduzir custos, já tinha o interesse de fechar a Verdun.
A história nada mais é que uma poderosa madame, que criou seus filhos, e com uma doença terminal, está prestes a se sacrificar, deixando toda herança que restou para suas filhas. É uma loucura e tanto, por isso achei que isso não iria acontecer, mas depois que se nota que tem mais de 1000 processos, realmente a única forma de limpar tudo é encerrar as atividades. Dinheiro é o que não falta, mas na tentativa de limpar a imagem e se manter forte, foi a alternativa que Davi barata teve. Mesmo assim tem muitas coisas por trás de tudo isso que sempre ficam apenas nos bastidores. Colocar um ônibus pra circular, levando nome de sua empresa parece simples, mas tem muita burocracia. Fora o fato que agora temos consórcios, tem multas contratuais, registrar o nome da empresa onde os mais de 600 funcionários irão, mas o curioso é que no site da Rio Ônibus, o nome da Verdun não aparece na lista das empresas do Internorte. Perguntada sobre o fato, a Rio Ônibus não se pronunciou.
Hoje, meu amigo Davi Ferreira, motorista da Viação Nossa Senhora das Graças me confirmou que a notícia é verídica e que todos os funcionários da Graças já estão cientes do fato. Além disso, a informação que me foi passada é de que irão 60 carros da Verdun para a Graças, para serem renumerados e outros 60 carros irão da Verdun para a Transurb. As linhas ao que tudo indica serão divididas, sendo a 247 e 238 ficando com a Transurb, já a 239 e 455 ficando com a Graças.
Adm Diego de Souza e Davi Ferreira
É sempre ruim quando uma empresa encerra as atividades, mas esse caso da Verdun, até onde sei é inédito, porque não será por motivos de falência, mas sim por sujeiras que têm por trás da história de uma das empresas mais tradicionais do Rio. O que vai ser da Matias sem ter a Verdun pra humilhar ali na Rua Dias da Cruz? O Méier não será mais o mesmo e já imagino a rebelde da Transurb tacando carro Intersul de janela aberta nas linhas, as gambiarras e piadas que as filhas aprenderam muito bem com a mãe. Por coincidência essas notícias estouraram na semana que eu to andando de Verdun todos os dias e ontem mesmo questionei o motorista do 247 que eu estava e ele não sabia de nada. Pensando bem, os motoristas geralmente sempre são os últimos a saberem. Agora eles já devem estar sabendo, haja vista que como falei, os da Graças já sabem como meu amigo Davi me confirmou. Davi que está presente no nosso documentário que está ficando muito bacana e provavelmente em novembro ficará pronto. Até lá vamos aguardando os próximos capítulos desse mistério da Verdun e tudo que rola nos busões e nos bastidores das empresas. Tem carros novos chegando na Vila Real, tem o caso da 832 e 702 terem sido desativadas, muita coisa pra acompanhar. Abraços a todos e muito obrigado!
Adm Diego de Souza
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