Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIAS DOS NOSSOS ÔNIBUS

2°Temporada - AUTO LOTAÇÃO INGÁ


A Auto Lotação Ingá é uma empresa de ônibus situada na Alameda São Boa Ventura, no bairro do Fonseca em Niterói. Segundo o antigo jornal "O Fluminense", sua origem se deu em 7 de dezembro de 1957, com a inauguração de um serviço lotações destinados a fazer um ramal do Centro de Niterói ao bairro do Fonseca, passando pelo Ingá e Praia de Icaraí, seguindo depois pela Alameda e Rua 22 de Novembro, sendo fundada no início do ano seguinte.

Com o passar dos anos, a Ingá absorveu linhas das empresas nas quais atuavam na região do Fonseca, como a antiga Auto Viação Fluminense e a absolvição da linha 31 (Beltrão x Ponta de Areia) da antiga empresa Rápido Vital Brazil.

Após a construção da Ponte Rio-Niterói, a empresa criou 3 linhas intermunicipais com destino a capital: A 725D (São Cristóvão x Fonseca), a 731D e 730D(ambas Castelo x Charitas). A 725D, com o passar do tempo foi estendida, porém no letreiro continua como São Cristóvão, sendo que ela vai até o Maracanã, fazendo ponto em frente a UERJ. A 731D e 730D faziam exatamente o mesmo itinerário, porém a 731D possuia apenas carros executivos e refrigerados, enquanto a 730D possuia urbanos convencionais, sem ar condicionado. Após as obras no Centro do Rio, infelizmente as linhas foram encurtadas para a Candelária e com a climatização da frota, a 730D foi extinta, ficando apenas a 731D completamente refrigerada. Com destino ao Castelo, somente o "tarifa" que é a versão executiva da 731D, enquanto a linha comum está fazendo ponto final na Avenida Marechal Floriano, na altura do Largo de Santa Rita.

A empresa cresceu, se destacando pela tradição de suas cores e atendimento, além de possuir o slogan de "Niterói Mais Jovem", exaltando a sua cidade. A Ingá encabeça um grupo que possui a Transportes Peixoto, que também é de Niterói e também a Transportes e Turismo Rosana de São Gonçalo. A Ingá também administrava a Viação Caravele, em conjunto com a Transportadora Tinguá. Em 2008, a Ingá chegou a atuar no eixo Baixada x Barra, com as linhas recém criadas 425T (Barra x Queimados) e 400T (Barra x Belford Roxo), graças as licitações do DETRO. Pouco tempo depois a Ingá passou essas linhas para a recém criada Uni Rio Transportes e em 2011 passou a administrar a Viação Caravele sozinha. Mas como a Caravele já tinha muitos problemas devido a má administração, a Ingá vendeu a Caravele para um grupo de empresários de Ilhéus e voltou seu foco para Niterói.


A Ingá é líder do Consórcio TransNit que atende a Zona Norte de Niterói. Atualmente possui uma grande quantidade de veículos refrigerados, mas ainda não está 100% climatizada em suas linhas municipais. A empresa também possui outra linha intermunicipal que é a 580M (Niterói x Tribobó), que conta apenas com veículos sem ar. A empresa chama atenção pela grande variedade de carrocerias, possuindo Apache Vip 3 no setor intermunicipal, Apache Vip 4 no setor municipal, Torino G8 no setor intermunicipal, Viale nos 2 setores, Senior Midi no setor municipal, Mega Plus no setor municipal, Svelto no setor municipal, Mega IV nos 2 setores, Busscarr Urbanuss Plus também nos 2 setores, além de 2 diferentes modelos de piso baixo como o Svelto BRS e também o Viale BRS.


Linhas que a Ingá opera:

1730D - Castelo x Charitas (BRS I) (Serviço Executivo)
731D - Candelária x Charitas (BRS I)
725D - São Cristóvão x Fonseca
580M - Niterói x Tribobó
49 - Icaraí x Fonseca
43 - Icaraí x Fonseca
62 - Fonseca x Charitas
21 - Fonseca x Centro
22 - Fonseca x Centro
25 - Riodades x Centro
26 - Caramujo x Centro
23 - Teixeira de Freitas x Centro
31 - Beltrão x Ponta da Areia


Espero que tenham gostado. Em virtude do corre-corre do dia a dia, a 2°Temporada será uma vez na semana, uma matéria com a história de uma empresa no setor intermunicipal. Semana que vem tem mais, abraços!
                       Diego de Souza










Comentários

Postagens Anteriores...

HISTÓRIAS DOS NOSSOS ÔNIBUS

2° TEMPORADA / VIAÇÃO NOSSA SENHORA DA PENHA A Viação Nossa Senhora da Penha foi fundada em 1966 por Jacob Barata, como iniciativa de ampliar territórios no seu grupo de empresas, por meio de uma nova. A empresa tem sede na Avenida Getúlio de Moura na altura de Presidente Juscelino, no município de Mesquita, quase na divisa com Nova Iguaçu. A empresa possui alguns sócios ligados a Auto Viação Jabour, por isso a pintura igual das duas empresas (antes da padronização a Jabour possuia a pintura igual a da NS da Penha). A empresa ganhou força se destacando com linhas que partem do Centro de Nova Iguaçu, para bairros da Zona Norte e Zona Oeste do Rio, além de cruzar os municípios de Mesquita e Nilópolis.                    Como vimos na temporada passada, na história das municipais, vimos que a linha 737 (Deodoro x Belford Roxo) chegou a ser operada pela Expresso Pégaso. Essa linha acabou sendo passada para a Nossa Senhora da P...

O VELHO PROBLEMA DE SEMPRE

CÂMERAS DA PREFEITURA FLAGRAM PESSOAS INVADINDO ÔNIBUS DA LINHA 474  Câmeras da prefeitura do Rio, fragaram no momento que jovens da comunidade do Jacaré invadindo o ônibus da empresa Braso Lisboa da linha 474, após o fragante, a guarda municipal foi chamada pra resolver o problema que estava acontecendo.  Com a chegada do Verão, a empresa enfrenta vários problemas com vandalismo  Entre janeiro de 2016 e o início desse ano, foram 399 ônibus que sofreram vandalismo e o prejuízo estimado em 700 mil. A empresa já tentou entrar no acordo junto com a secretaria de segurança do estado pra resolver o problema, mas nada foi feito.  E enquanto isso, a rotina de medo e insegurança pra quem utiliza a linha, ainda continua.