Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIAS DOS NOSSOS ÔNIBUS

2°Temporada - AUTO LOTAÇÃO INGÁ


A Auto Lotação Ingá é uma empresa de ônibus situada na Alameda São Boa Ventura, no bairro do Fonseca em Niterói. Segundo o antigo jornal "O Fluminense", sua origem se deu em 7 de dezembro de 1957, com a inauguração de um serviço lotações destinados a fazer um ramal do Centro de Niterói ao bairro do Fonseca, passando pelo Ingá e Praia de Icaraí, seguindo depois pela Alameda e Rua 22 de Novembro, sendo fundada no início do ano seguinte.

Com o passar dos anos, a Ingá absorveu linhas das empresas nas quais atuavam na região do Fonseca, como a antiga Auto Viação Fluminense e a absolvição da linha 31 (Beltrão x Ponta de Areia) da antiga empresa Rápido Vital Brazil.

Após a construção da Ponte Rio-Niterói, a empresa criou 3 linhas intermunicipais com destino a capital: A 725D (São Cristóvão x Fonseca), a 731D e 730D(ambas Castelo x Charitas). A 725D, com o passar do tempo foi estendida, porém no letreiro continua como São Cristóvão, sendo que ela vai até o Maracanã, fazendo ponto em frente a UERJ. A 731D e 730D faziam exatamente o mesmo itinerário, porém a 731D possuia apenas carros executivos e refrigerados, enquanto a 730D possuia urbanos convencionais, sem ar condicionado. Após as obras no Centro do Rio, infelizmente as linhas foram encurtadas para a Candelária e com a climatização da frota, a 730D foi extinta, ficando apenas a 731D completamente refrigerada. Com destino ao Castelo, somente o "tarifa" que é a versão executiva da 731D, enquanto a linha comum está fazendo ponto final na Avenida Marechal Floriano, na altura do Largo de Santa Rita.

A empresa cresceu, se destacando pela tradição de suas cores e atendimento, além de possuir o slogan de "Niterói Mais Jovem", exaltando a sua cidade. A Ingá encabeça um grupo que possui a Transportes Peixoto, que também é de Niterói e também a Transportes e Turismo Rosana de São Gonçalo. A Ingá também administrava a Viação Caravele, em conjunto com a Transportadora Tinguá. Em 2008, a Ingá chegou a atuar no eixo Baixada x Barra, com as linhas recém criadas 425T (Barra x Queimados) e 400T (Barra x Belford Roxo), graças as licitações do DETRO. Pouco tempo depois a Ingá passou essas linhas para a recém criada Uni Rio Transportes e em 2011 passou a administrar a Viação Caravele sozinha. Mas como a Caravele já tinha muitos problemas devido a má administração, a Ingá vendeu a Caravele para um grupo de empresários de Ilhéus e voltou seu foco para Niterói.


A Ingá é líder do Consórcio TransNit que atende a Zona Norte de Niterói. Atualmente possui uma grande quantidade de veículos refrigerados, mas ainda não está 100% climatizada em suas linhas municipais. A empresa também possui outra linha intermunicipal que é a 580M (Niterói x Tribobó), que conta apenas com veículos sem ar. A empresa chama atenção pela grande variedade de carrocerias, possuindo Apache Vip 3 no setor intermunicipal, Apache Vip 4 no setor municipal, Torino G8 no setor intermunicipal, Viale nos 2 setores, Senior Midi no setor municipal, Mega Plus no setor municipal, Svelto no setor municipal, Mega IV nos 2 setores, Busscarr Urbanuss Plus também nos 2 setores, além de 2 diferentes modelos de piso baixo como o Svelto BRS e também o Viale BRS.


Linhas que a Ingá opera:

1730D - Castelo x Charitas (BRS I) (Serviço Executivo)
731D - Candelária x Charitas (BRS I)
725D - São Cristóvão x Fonseca
580M - Niterói x Tribobó
49 - Icaraí x Fonseca
43 - Icaraí x Fonseca
62 - Fonseca x Charitas
21 - Fonseca x Centro
22 - Fonseca x Centro
25 - Riodades x Centro
26 - Caramujo x Centro
23 - Teixeira de Freitas x Centro
31 - Beltrão x Ponta da Areia


Espero que tenham gostado. Em virtude do corre-corre do dia a dia, a 2°Temporada será uma vez na semana, uma matéria com a história de uma empresa no setor intermunicipal. Semana que vem tem mais, abraços!
                       Diego de Souza










Comentários

Postagens Anteriores...

Viação Rubanil

Fala Adm Estamos chegando a nossa 4° matéria do nosso blog e esta é a segunda da série "Fala Adm". Série na qual estou publicando minhas opiniões particulares em relação a todas as empresas do Rio. Semana passada comecei com a Braso Lisboa, hoje é a vez da Vi ação Rubanil.  Parece que não, mas os mais antigos sabem e eu que não sou tão antigo assim também sei que a Rubanil já foi uma das melhores empresas do Rio de Janeiro. Grupo que cresceu de maneira muito rápida e inteligente, como pude perceber quando eu estava escrevendo sobre a história da Rubanil lá na página durante a Primeira Temporada da nossa série "Histórias dos Nossos Ônibus".  Infelizmente devido a má administração, o Grupo Rubanil encontra-se uma lástima atualmente. É lamentável, independente da empresa que seja é sempre ruim ver uma empresa falir pois perdemos opções e acabam promovendo monopólios. Não sei se a Rubanil vai se reerguer, eu acho que o governo e os consórcios deveriam ajudar e...

Empresa de Transportes Braso Lisboa

Opiniões, críticas e sugestões para a Braso Lisboa A Braso Lisboa é uma das melhores empresas da capital na minha opinião. É uma empresa que constantemente pensa no bem-estar dos seus passageiros, mesmo em meio a constantes problemas de vandalismos e crackudos nas linhas 474 e 476. Como a maioria dos infratores são menores de idade, o problema infelizmente continua nas linhas, mas ultimamente até que deu uma amenizada na situação. Durante o verão, a Braso chegou a colocar agentes particulares, para fazer a segurança nos ônibus da linha e foi muito boa a iniciativa da empresa. Por outro lado, ela peca no serviço intermunicipal dela na 740D (Copacabana x Charitas) em que a mesma tem Torinos G7 já um pouco velhos e não possuem ar condicionado, mesmo com a tarifa bem alta. Ela tem alguns Audaces executivos, mas a concorrência com a 1001 na linha em que elas dividem, a Braso perde bastante cliente. A Braso participa ativamente de alguns pools em linhas da Zona Sul e com toda...