Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIAS DOS NOSSOS ÔNIBUS

2° TEMPORADA / VIAÇÃO NOSSA SENHORA DA PENHA



A Viação Nossa Senhora da Penha foi fundada em 1966 por Jacob Barata, como iniciativa de ampliar territórios no seu grupo de empresas, por meio de uma nova. A empresa tem sede na Avenida Getúlio de Moura na altura de Presidente Juscelino, no município de Mesquita, quase na divisa com Nova Iguaçu. A empresa possui alguns sócios ligados a Auto Viação Jabour, por isso a pintura igual das duas empresas (antes da padronização a Jabour possuia a pintura igual a da NS da Penha). A empresa ganhou força se destacando com linhas que partem do Centro de Nova Iguaçu, para bairros da Zona Norte e Zona Oeste do Rio, além de cruzar os municípios de Mesquita e Nilópolis. 
                 

Como vimos na temporada passada, na história das municipais, vimos que a linha 737 (Deodoro x Belford Roxo) chegou a ser operada pela Expresso Pégaso. Essa linha acabou sendo passada para a Nossa Senhora da Penha, que também influenciou no fim de linhas de empresas concorrentes como a Morro Agudo x Anchieta da Vila Rica, a antiga 428L (Mariópolis x Austin) da Nilopolitana e a 423L (Realengo x Mesquita) que também eram da Nilopolitana. No início de 2014, por meio da intervenção da Trans1000, a Nossa Senhora da Penha adquiriu mais duas linhas que eram da empresa finada, como a 479I (Parada de Lucas x Nova Iguaçu) e também a 133I (Central x Nova Iguaçu). No início a NS da Penha chegou a rodar com ônibus executivo na 133I, mas como o lucro não surgiu, a empresa repassou os Audaces para a irmã Auto Viação Jabour.

A NS da Penha chegou a ser muito criticada por ter tido uma frota inteira de ônibus sem ar condicionado, mas visando o lucro e finalmente pensando nos passageiros, a empresa vem desde 2014 comprando veículos refrigerados e já possui a frota inteira 100% climatizada. Hoje a empresa se destaca não somente pela frota refrigerada, mas também com a boa frequência das linhas 544 e 551 que são carros chefes da empresa. A mesma, uns meses atrás chegou a testar a tarifa em 4 reais na linha 133, com alguns carros indo até a Praça Tiradentes e outros retornando na Candelária, mas infelizmente a promoção acabou. Porém, a empresa criou outra promoção para os passageiros da 737, em que o passageiro pode descer no ponto em frente a garagem e embarcar gratuitamente em outra linha da empresa, como forma de mostrar mais a empresa, atraindo mais passageiros. As linhas que a NS da Penha opera são: 

133B - Central x Nova Iguaçu
479I - Parada de Lucas x Nova Iguaçu
544L - Méier x Nova Iguaçu
543L - Méier x Nova Iguaçu
551L - Penha x Nova Iguaçu
541L - Cascadura x Nova Iguaçu 
432L - Bangu x Nova Iguaçu 
546L - Praça Seca x Nova Iguaçu 
540L - Ricardo de Albuquerque x Nova Iguaçu 
737L - Deodoro x Belford Roxo 
542L - Cascadura x Nilópolis 
547L - Ricardo de Albuquerque x Nilópolis


Essa foi a segunda matéria da segunda temporada da nossa série Histórias dos Nossos Ônibus, agora com as intermunicipais. Semana passada foi a Auto Lotação Ingá e hoje com a Viação Nossa Senhora da Penha. Espero que tenham gostado e como novo costume, uma galeria de fotos nostálgicas da empresa de hoje. Abraços e até a próxima! 
                              Adm Diego de Souza
















Comentários

Postagens Anteriores...

HISTÓRIAS DOS NOSSOS ÔNIBUS

2°Temporada - AUTO LOTAÇÃO INGÁ A Auto Lotação Ingá é uma empresa de ônibus situada na Alameda São Boa Ventura, no bairro do Fonseca em Niterói. Segundo o antigo jornal "O Fluminense", sua origem se deu em 7 de dezembro de 1957, com a inauguração de um serviço lotações destinados a fazer um ramal do Centro de Niterói ao bairro do Fonseca, passando pelo Ingá e Praia de Icaraí, seguindo depois pela Alameda e Rua 22 de Novembro, sendo fundada no início do ano seguinte. Com o passar dos anos, a Ingá absorveu linhas das empresas nas quais atuavam na região do Fonseca, como a antiga Auto Viação Fluminense e a absolvição da linha 31 (Beltrão x Ponta de Areia) da antiga empresa Rápido Vital Brazil. Após a construção da Ponte Rio-Niterói, a empresa criou 3 linhas intermunicipais com destino a capital: A 725D (São Cristóvão x Fonseca), a 731D e 730D(ambas Castelo x Charitas). A 725D, com o passar do tempo foi estendida, porém no letreiro continua como São Cristóvão, sendo ...

Viação Rubanil

Fala Adm Estamos chegando a nossa 4° matéria do nosso blog e esta é a segunda da série "Fala Adm". Série na qual estou publicando minhas opiniões particulares em relação a todas as empresas do Rio. Semana passada comecei com a Braso Lisboa, hoje é a vez da Vi ação Rubanil.  Parece que não, mas os mais antigos sabem e eu que não sou tão antigo assim também sei que a Rubanil já foi uma das melhores empresas do Rio de Janeiro. Grupo que cresceu de maneira muito rápida e inteligente, como pude perceber quando eu estava escrevendo sobre a história da Rubanil lá na página durante a Primeira Temporada da nossa série "Histórias dos Nossos Ônibus".  Infelizmente devido a má administração, o Grupo Rubanil encontra-se uma lástima atualmente. É lamentável, independente da empresa que seja é sempre ruim ver uma empresa falir pois perdemos opções e acabam promovendo monopólios. Não sei se a Rubanil vai se reerguer, eu acho que o governo e os consórcios deveriam ajudar e...