Reunião com Cláudio Callak, presidente da Rio Ônibus
Na última quinta-feira dia 16, estive presente na sede do sindicato da Rio Ônibus, na Barra da Tijuca, para uma reunião com outros blogueiros, dirigentes e membros do sindicato, além do presidente do sindicato Cláudio Callak. Fato no qual publiquei na página uma foto e os videos da entrevista com o presidente.
A ideia do presidente em promover a reunião foi abrir o diálogo e ouvir sugestões, haja vista que o mesmo assumiu o cargo recentemente e adotou a política de se aproximar mais daqueles que lideram páginas que abordam o assunto, que além de conhecerem, também convivem com os problemas dos ônibus. O presidente Cláudio Callak bateu muito na tecla sobre a política tarifária da prefeitura, haja vista a crise que assola algumas empresas que ameaçam encerrar as atividades. Quando perguntado sobre a corrupção que é presente no meio dos empresários, o mesmo reconheceu que há estes problemas aos quais ele pede para que o governo e também a justiça possam investigar e punir os envolvidos. O mesmo também negou qualquer tipo de envolvimento nos esquemas de corrupção.

O presidente demonstrou interesse em querer colaborar para melhoria do transporte e tenta um diálogo com a prefeitura, mas que ambas não chegam a um acordo. É claro que é extremamente desagradável pagar um alto valor por um serviço que não é bem prestado. Ao levantar essa questão, Cláudio Callak reconheceu que há deficiências e falhas no operacional dos ônibus. O mesmo culpa a política tarifária pela decadência do serviço, além de reconhecer os problemas da corrupção por parte de alguns empresários. O presidente também alegou o estímulo a concorrência desleal por meio das vans, defendendo que as vans possam servir locais de difícil acesso, onde o ônibus não chega, contrariando o itinerário sobrepondo o trajeto do ônibus. O outro fato mencionado pelo presidente é a gratuidade para universitários, onde a prefeitura não paga nenhun centavo, contrariando a legislação.

Com esses argumentos, o presidente alegou também a política da padronização das cores e também a racionalização das linhas, somado a política tarifária que faliu 7 empresas e agora outras 11 encontram-se em crise. Algumas empresas estão com atraso de salário, vale alimentação e não irão conseguir pagar o 13° salário. Como solução, o presidente defende um reestudo das linhas, propondo o fim da racionalização, realização de um estudo independente, com base em indicadores públicos, para definir o valor justo da passagem, maior fiscalização para coibir os transportes ilegais como ônibus clandestinos, motocicletas, vans e kombis e também a definição de um cronograma para a climatização dos ônibus, com indicação dos recursos necessários para o investimento.

A reunião foi bastante importante para os esclarecimentos de alguns problemas, porém falta um consenso entre a Rio Ônibus e Prefeitura. Além também de números que foram levantados. A cidade do Rio possui uma frota com 8.142 ônibus que atendem 3,8 milhões de passageiros transportados por dia, sendo destes 2,66 milhões pagam passagem e 1,14 milhões não pagam passagens. A bilhetagem eletrônica já chega a 79% de pessoas que usam o bilhete único. A disposição das linhas conta com 446 delas que somam 1.531.133 viagens em um ano, quem em quilômetros são 57.892.909 Km, que equivale a 1.444 vezes a circunferência da Terra, 150 vezes a distância entre a Terra e a Lua. A frota possui 4.641 ônibus com ar condicionado, que corresponde a 57% da frota. Os ônibus climatizados consomem 30% a mais de combustível do que os ônibus comuns. Desde 2016, 65 ônibus foram incendiados na cidade do Rio, sendo 23 ônibus climatizados, totalizando um prejuízo de R$29,2 milhões para as empresas, lembrando que os ônibus não possuem seguro. Números divulgados na reunião da Rio Ônibus.
É necessário mais compreensão de todas as partes, além de uma união maior entre prefeitura, Rio Ônibus e nós passageiros diários. O presidente ficou satisfeito com a reunião, ouviu e anotou as sugestões que lhe foram dadas como a volta das linhas extintas e encurtadas após a implantação do BRT e também da racionalização das linhas da Zona Sul. Além de um combate mais amplo contra a corrupção e maior fiscalização nas empresas de ônibus, verificando o estado de conservação da frota. Foram dadas também sugestões para benefício e conforto dos rodoviários, como uma planilha organizando uma quantidade de viagens para o motorista, condizentes com a quilometragem da linha que ele estiver, além de uma organização de um intervalo de pelo menos 20 minutos, para que o motorista possa realizar sua refeição. Foi citado por mim também a volta dos cobradores, porém o presidente alega o crescimento da tecnologia. Em virtude disso sugeri a bilhetagem eletrônica em 100%, aumentando os pontos de venda e recarga de bilhete único. Após a reunião, consegui realizar uma entrevista direta com o presidente falando resumidamente tudo que foi abordado na reunião. E foi deixado claro após o final da reunião, a organização de novos encontros, haja vista que são muitos assuntos e também para abertura e transparência de mais informações.
Me senti honrado e muito feliz em poder representar muitos rodoviários, passageiros e busólogos neste encontro, feliz porque nossa página e nosso trabalho foi reconhecido. Não somos uma página qualquer. O virtualismo é apenas um meio de comunicação, mas que não se resume a tudo. Precisamos ter mais vozes e irmos além. Os busólogos são muito omissos, pensam apenas em defender carrocerias, chassis e empresas prediletas. Precisamos ter a mente mais aberta e mostrar as coisas boas do hobby e lutar por melhorias, vendo todos os lados. O lado de um rodoviário que sofre com uma escala de trabalho rigorosa, o lado de um passageiro que vai em pé num BRT lotado as 6 horas da manhã e nós busólogos precisamos enxergar isso e termos uma visão mais ampla das coisas. Mais uma vez agradeço o apoio de todos vocês e agradeço a Rio Ônibus pela oportunidade. Espero que essa transparência continue e que possamos chegar ao diálogo com a prefeitura e que todos possam chegar a um acordo para que o transporte possa melhorar. E quanto a vocês seguidores e busólogos, vamos ter mais vozes, vamos ser mais unidos, amigos e vamos sair mais desse mundo de internet. Somos um grupo de páginas diferentes das demais. Queremos socializar, queremos mais pessoas que entendam nossos ideias e possam entrar nas nossas brincadeiras, nas nossas lutas e que mesmo com opiniões contrárias possam somar em alguma coisa, por isso a ideia de um futebol de busólogos que será no final do ano, por isso a ideia de fazer a série Histórias Dos Nossos Ônibus, a ideia de fazer o nosso documentário A Vida Fora da Página entre outras para que possamos sair da rotina, aprender mais, fazer mais amizades, ganhar reconhecimento e conseguirmos fazer a diferença para a população. Um abraço a todos e vida que segue!
Adm Diego Souza
Rio Ônibus da Depressão
BRT Carioca da Depressão
Busologia Moderna RJ
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